Saúde de Ilhéus reforça prevenção contra doenças do inverno

Preocupação e cuidado com as vias respiratórias
Secom/Gidelzo Silva

A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau) orienta a população sobre os cuidados para evitar as doenças típicas do inverno, época do ano quando as enfermidades respiratórias mais se proliferam, recomendando que, ao apresentar sintomas de alguma enfermidade, o cidadão procure o posto de atendimento mais próximo da sua residência. A Diretora do Departamento de Atenção Básica, Bárbara Christian Magalhães, informa que as Unidades Básicas funcionam das 7 às 17 horas, e os Postos de Saúde da Família (PSF) atendem das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Ao chegar a uma unidade, o paciente será atendido por uma equipe de profissionais irá identificar a patologia e tomar as medidas necessárias como encaminhamento para salas de vacinação ou para consultas médicas e, em casos emergências, para atendimento hospitalar.  – Além disso, os enfermeiros orientam os pacientes sobre as formas adequadas de prevenção e tratamento das doenças – completa Bárbara.

Em casa, no trabalho ou na escola, as enfermidades de inverno atacam a garganta, aparelho respiratório, ouvidos e pulmões. A queda de temperatura, o ar seco, a poluição e o fato das pessoas ficarem em ambientes fechados favorecem a ação de vírus e bactérias, afetando, principalmente, crianças e idosos. Estes sofrem com a redução da imunidade, o que predispõe à tosse, coriza e dificuldade para respirar, além de provocar a congestão do nariz, dos seios da face e dos ouvidos, criando condições favoráveis à propagação do vírus da gripe.

Prevenção - Segundo Bárbara Magalhães, algumas atitudes simples do dia a dia podem prevenir os desconfortos típicos dessa época do ano. Para evitar esses incômodos, é importante manter uma boa alimentação, evitar aglomeração e locais fechados, limpar sempre os olhos e narinas com soro fisiológico, lavar as mãos constantemente, além de beber bastante água e manter todas as roupas de cama limpas.

Um problema comum nesse período é a alergia, que é uma reação do corpo a substâncias que podem ser encontradas em alimentos, roupas, animais, poeira, mofo. A forma de tratamento deve ser prescrita por um especialista, que receita desde antialérgicos e cortisona até vacinas. Também há a asma, que pode ser chamada de bronquite asmática ou alérgica, sendo uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, que congestiona os brônquios e impede a entrada do ar aos pulmões. A falta de ar e o chiado - aquele barulho de gatinho ao respirar, são os primeiros sintomas. Os médicos costumam receitar as famosas bombinhas, além da inalação com soro fisiológico e medicação.

Contágio - A doença mais comum nessa época do ano é a gripe, que é muito contagiosa, e causada pelo vírus influenza, transmitido pelo ar por meio de gotículas de saliva. Ataca o nariz, a garganta e os pulmões. Se não se agravar, passa sozinha em alguns dias. Se não tratada corretamente, principalmente em idosos, no entanto, pode virar pneumonia ou meningite. Não existe remédio para curar a gripe, mas sim para aliviar seus sintomas: febre alta, dores musculares e nas articulações, calafrios, dores de cabeça e inflamação dos olhos.

Nesses casos, analgésicos, antitérmicos, descongestionantes e vitamina C são indicados. A vacina é a melhor prevenção e deve ser tomada todos os anos. Essas doenças, se tratadas de maneira correta, não causam grandes transtornos, apenas incômodos. Quando se agravam, porém, podem até levar à morte.